Wednesday, February 22, 2012

Paris N'América

Oi meninas!

Estou sim meio sumida, assumo!

Meu filho mais velho fez cirurgia de septo, tinha algumas encomendas para entregar e recebi uma outra meio grandinha (pra mim que não sou expert) de 150 porta guardanapos com rosas de cetim. Espero que consiga fazer pois é para uma grande amiga.

Ontem me deu uma vontade muito grande de passar pelo comércio para fotografar a Paris N'América.

O comércio de Belém do Pará é rico em prédios da Belle Époque Amazônica e o prédio da loja de tecidos Paris N'América é um exemplo deles. Fundada em 1870 pelo comerciante português Francisco de Castro, foi a primeira empresa a registrar-se na Junta Comercial do Pará. 

As fotos externas foram feitas com celular, não estão lá essas coisas mas dá pra ver a riqueza do prédio.


O prédio onde funciona a loja é datado de 1909. O dono trouxe da Europa todos os projetos, assim como o material para construção e contratou os mestres de obra e engenheiros portugueses que participaram da construção do Mercado de peixes do Ver-o-Peso, outro cartão postal da cidade.


No início a loja vendia roupas masculinas e femininas e também artigos para presente. Os tecidos não ficavam expostos, eram armazenados em grandes estantes e os clientes os escolhiam através de um mostruário.

Eu juro que já sonhei que comprava vestidos nessa loja no início do século XX. Imaginem como eram fantásticas as coisas nessa época hein?!

No andar de cima era a residência da família. Hoje funciona a administração e o espaço subindo as escadarias está vazio, uma pena.


Eu acho essa loja um verdadeiro encanto, uma verdadeira volta ao passado.

O comércio de Belém é lindo! Tem muitos prédios históricos bem antigos do final do século IX que as lojas novas, com suas fachadas totalmente poluidoras de ambiente visual estão terminando de destruir. É um verdadeiro absurdo ver a transformação das fachadas das lojas, ninguém faz nada!

Quando tiver uma outra oportunidade mostro mais coisas pra vocês.

Me digam, tem alguma raridade assim como essa loja na cidade de vocês? Estou louca pra saber!

Beijos!

19 comments:

said...

Ai, menina... Quem me dera que aqui tivesse uma belezura dessas... Não iría sair um minuto de lá, rsrsrsr!!!!
Sua cidade está de parabéns!!!
Basta as pessoas darem valor e não estragar o que o tempo deixou!!!
Beijinhos!!!

Trapos Fofos said...

Mas que sonho de loja!!! Adorei as fotos!!! Tens de mostrar mais fotos desses belos prédios!!! xD
Aqui, no Porto, também existem alguns prédios assim, mas infelizmente são particulares e não podemos entrar, mas as fachadas são riquíssimas!!

Parabéns pela iniciativa!!!
Beijinhos

CoccinellaDots said...

Na minha cidade, na zona histórica, existem edifícios lindíssimos! =)

Infelizmente, acho que a poluição é um mal mundial... em Portugal, nalgumas zonas, existem (e ainda bem) já alguma iniciativas para a reconstrução e revitalização dessas zonas!

Ai... gostava de ter uma loja dessas perto de mim. Acho que me perdia!

Obrigada pela partilha!

Lilian said...

Noooossaaaaaaa, já comprei muito etamine lá!
Como é linda, né?

CaMila said...

Oi Isa

que lindoooo adorei

e realmente a loja é muito legal.

e seu filho, já esta bem?!

nem parece que vc ja tem um filho tão grande

Bjsss

Unknown said...

Lindo prédio e lindas fotos, amiga! Celular poderoso com olho bom dá em fotos belíssimas! Aqui em Fortaleza também temos prédios antigos lindos, mas padecemos da mesma mazela urbana, que é a destruição do nosso patrimônio histórico e cultural, substituído pelo gosto duvidoso de nossa época... Lamentável... Bjs, bjs!

Betty Gaeta said...

Oi isabella,
Que prédio maravilhoso! Adoro prédios históricos. Dos 5 aos 15 anos, morei em uma casa, em Jaú-SP, que tinha mais de 100 anos. Era linda e descômoda, pois era imensa, mas os quartos abriam uns dentro dos outros, não existiam corredores e tb só tinha um banheiro.
Beijos 1000 e um ótimo meio de semana para vc.

SORTEIO!
http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

Unknown said...

Oi Isabella, quanta coisa linda na sua cidade! Bjs

Unknown said...

Amiga, q lugar lindo! E vc ainda fica falando de Recife....
Espero q seu "bebê" esteja 100% recuperado =)

Atelier Caseiro said...

Este prédio é MARAVILHOSO e eu ainda tive o prazer de conhece-lo na tua companhia e da Renatinha... Mesmo com o segundo andar vazio, a vista de cima da loja é ainda mais perfeita! Obrigada por me apresentar as belezas de Belem!

Juliana Kimura said...

uma recuperação rapidinha pro seu filhote Isa!

que delicia de loja! eu adoooro essas construções antigas, e imaginar o que já se passou nesses lugares (como pode ter visto nas minhas ultimas fotos no blog, rs)

que engraçado sonhar que já foi na loja! hahah queria ter mt vivido essas épocas, onde as mulheres usavam aqueles vestidos maravilhososs antigos, com corpete, sempre elegantes! :))

adorei o post! quero conhecer mais do centro de Belém!

beijocas!

Vanessa Biali said...

Que fotos lindas, Isabella!
Prédios antigos assim fazem a gente viajar no tempo, tentando imaginar como eram as coisas quando foram construídos, imaginar quantas gerações já passaram ali, quantas histórias de vida passaram por ali...
Aqui em Porto Alegre também temos muitos prédios históricos. Alguns preocupam por falta de manutenção. Perda dupla: da história e da segurança. Outro dia, um prédio do centro foi todo cercado, interrompendo uma rua importante de comércio e de locomoção porque há risco de desabar a qualquer momento. Enfim, é preciso cuidar com carinho dessas construções.
Beijos e ótimo fim de semana pra vc,
Vanessa

♥ Nia said...

Wow! Sem dúvida que Belém tem muita coisa bonita para ver e lindos espaços a visitar :D Adorei as fotos linda!! :D

Mari Bein said...

OI, ISABELLA!!!
QUE LEGAL, QUE ENCONTRAMOS UM POUCO DA EUROPA AQUI NO BRASIL.
É SEMPRE UMA SURPRESA, CONHECER COSTUMES DE OUTROS PAÍSES.
O BRASIL É UMA MISTURA SÓ!!!
BEIJINHOS...

Marcinha said...

Nossa Isa que encanto! Adoro construções antigas. Aqui tem algumas. Por ser cidade do interior tem também muitas casas com fachadas de pura nostalgia. Vou fotografar qq hora e te mostro,
Beijos

Paty said...

Menina,... que loja mais linda!!!
Fantastica! Adoro esse estilo de arquitetura... deve ser uma delicia comprar tecidinhos num lugar lindo como esse!

Rita said...

Que edificio tão bonito!
Na minha cidade tb existem, na zona historica, edificios assim, bastante antigos, até pq Coimbra é uma cidade com imensa história. Adoro passear pela zona historica da minha cidade e fazer compras na baixa da cidade, nas lojinhas tradicionais...longe dos centros grandes comerciais onde agora toda a gente vai!!

beijinhos

Unknown said...

Isa, tem selinho pra vc lá no meu blog!
bjs
http://luciana-coisas-da-lu.blogspot.com/2012/03/porta-receitas.html

CV Love said...

Que loja linda!