Oi meninas!
Estou sim meio sumida, assumo!
Meu filho mais velho fez cirurgia de septo, tinha algumas encomendas para entregar e recebi uma outra meio grandinha (pra mim que não sou expert) de 150 porta guardanapos com rosas de cetim. Espero que consiga fazer pois é para uma grande amiga.
Ontem me deu uma vontade muito grande de passar pelo comércio para fotografar a Paris N'América.
O comércio de Belém do Pará é rico em prédios da Belle Époque Amazônica e o prédio da loja de tecidos Paris N'América é um exemplo deles. Fundada em 1870 pelo comerciante português Francisco de Castro, foi a primeira empresa a registrar-se na Junta Comercial do Pará.
As fotos externas foram feitas com celular, não estão lá essas coisas mas dá pra ver a riqueza do prédio.
O prédio onde funciona a loja é datado de 1909. O dono trouxe da Europa todos os projetos, assim como o material para construção e contratou os mestres de obra e engenheiros portugueses que participaram da construção do Mercado de peixes do Ver-o-Peso, outro cartão postal da cidade.
No início a loja vendia roupas masculinas e femininas e também artigos para presente. Os tecidos não ficavam expostos, eram armazenados em grandes estantes e os clientes os escolhiam através de um mostruário.
Eu juro que já sonhei que comprava vestidos nessa loja no início do século XX. Imaginem como eram fantásticas as coisas nessa época hein?!
No andar de cima era a residência da família. Hoje funciona a administração e o espaço subindo as escadarias está vazio, uma pena.
Eu acho essa loja um verdadeiro encanto, uma verdadeira volta ao passado.
O comércio de Belém é lindo! Tem muitos prédios históricos bem antigos do final do século IX que as lojas novas, com suas fachadas totalmente poluidoras de ambiente visual estão terminando de destruir. É um verdadeiro absurdo ver a transformação das fachadas das lojas, ninguém faz nada!
Quando tiver uma outra oportunidade mostro mais coisas pra vocês.
Me digam, tem alguma raridade assim como essa loja na cidade de vocês? Estou louca pra saber!
Beijos!