Thursday, July 21, 2011

Máquinas de costura..

Hoje matei a saudade da minha primeira máquina de costura de verdade!

Digo de verdade porque a primeira mesmo foi de brinquedo quando era criança..mas ela costurava! A foto eu peguei da internet porque a máquina infelizmente não tenho mais.



Me lembro como se fosse hoje! Eu passava sempre na frente de uma loja perto de casa onde haviam muitas máquinas de costura e namorava uma Elgin.

Foi na mesma época que eu comecei a trabalhar. Meu primeiro emprego foi numa escola de idiomas chamada PBF, eu era professora de inglês.

Meu primeiro salário foi de exatos cento e cinquenta reais! Nossa, era muita felicidade e foi exatamente o que eu paguei pela máquina! Fui pra casa feliz da vida com ela! Eu tinha 18 anos.


Está venha, arranhada mas costura perfeitamente bem e faz muitos pontos decorativos. Essa máquina eu havia dado para a minha cunhada que não sabe usar e me trouxe de volta depois de uns dois anos parada na casa dela. 

Resolvi trocar pela Singer Fashion 4210 que tenho em casa que é bem mais nova e fácil de manusear. Essas máquinas de plástico novas não são tão eficientes quanto as antigas..quem já costurou com as duas sabe muito bem que as antigas são as melhores.


Agora estou com duas máquinas antigas. Uma Singer 248 (que é mais velha que eu) e a Elgin JX 2030 :) Quem vê pensa até que eu costuro horrores mas na verdade só faço coisas pequenas...almofadas, estojos, etc. O único tipo de roupa que eu sei costurar é short...aqui em casa todo mundo usa short costurado por mim :D

Nem pensar que a primeira máquina de costura foi pensada e contruída por meados de 1830 pelo alfaiate francês Barthélemy Thimonnier. Ele teve a idéia quando observava a forma de trabalhar das costureiras de Lyon, que empregavam uma técnica rapidíssima, o ponto de cadeia. A sua 1.ª Coseuse (cosedeira), adotava o mesmo método. O aparelho dava 200 pontos por minuto, enquanto manualmente se faziam 30. O pobre coitado ainda teve que deixar Paris pois sua invenção não foi bem aceita pelos trabalhadores da época, que destruiram um monte de máquinas.



Olhem só que coisa mais legal!


Beijos!

16 comments:

♥ Nia said...

Eu ainda tenho a minha primeira maquininha!! é de brincar mas costura de verdade :D

Unknown said...

Eu ainda tenho minha maquininha igual a essa da primeira foto =D
E tá funcionando, sabia?! Só tá sem pilha... hehehehehe
Bjs

Unknown said...

Eu já tive uma máquina de costura que parecia um grampeador, para pequenas costuras, já viu? Não funcionava direito, mas era bem divertida! lol A minha hoje é uma Singer, bem básica, com sete ou oito pontos, mas tem dado pro gasto! lol Adorei o post. Bjs, bjs!

Atelier Caseiro said...

Eu tenho duas, uma pretinha antiiiiiiiiiga, e uma fashion fofucha!
Beijocas!

Unknown said...

Isa, me manda um e-mail com o teu e-mail? É que gostaria de responder seu último comentário no blog. simone_1975@yahoo.com

Juliana Kimura said...

Isa!!!! Eu também tinha uma máquininha daquela, de 'brinquedo'! Que saudades, nem me lembrava hahaha

Adorei o post :)

Beijão e boa semana ;)

Betty Gaeta said...

Tenho tanta vontade de ter uma máquina! Meu sonho é aprender patchwork e a fazer bonecar, talvez bolsas tb. Mas tem que ser portátil.
Tenho medo de investir em uma e acabar não usando ...
Adorei a sua histórinha com a máquina.
Tem sorteio de um colar de agatha roxa no meu blog e eu vou ficar muito feliz se vc participar.
Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

http://www.gosto-disto.com/2011/07/sorteio-da-pedra-da-sorte-luck-stones.html

Bibiani Mesquita said...

Ê, Isa, foi longe agora, hein?!
Voltei no tempo alguns anos e lembrei que também tive uma maquininha dessas... rsrs
Hoje, tenho uma Singer (que não faço a menor ideia de qual seja o modelo...) e não sei nem passar a linha pelos buraquinhos todos! Que vergonha!
Minha mãe diz que é imprescindível a pessoa ter uma máquina de costura. Então, eu tenho. Não sei pra quê, mas tenho. Mas tenho fé de que, um dia (quem sabe ainda dentro do "Projeto 40"?), vou utilizá-la, e muito!
Grande beijo, amiga!!!

Paula Cabral said...

Olá Isa,
Lindíssima sua Eco bag ...
ADOREI seu blog ...
PARABÉNS!!!
Beijinhos e BOM fim de semana.
Paula Cabral

Mari de Castro said...

Olá estava passeando pela blogosfera e achei seu blog e vi esta imagem na máquina que me fez lembrar que eu já tive uma maquininha de brinquedo destas gostei muito de conhecer aqui estou aprendendo a costurar e vi muitas inspirações aqui beijos.

Aleatoriando said...

Olá, boa noite
Estou pesquisando no Google o manual de instruções da máquina Elgin 2030, e finalmente me deparei com uma foto dela, que me redirecionou ao seu blog.
Existe alguma possibilidade de você me ajudar a recuperar o manual dessa máquina?
Eu nem saberia como agradecer!
Se puder me escrever, meu e-mail é grazieli.marinho@hotmail.com
Infinitamente grata desde já : )
Grazieli Marinho

cat woman said...

De que ano é essa Elgin? Eu comprei uma igualzinha em uma loja de conserto de máquinas e a dona da loja não soube me dizer de que ano ela é, mas ela além de leve parece ser forte

A.S. Club said...

Por favor, poderia me ajudar? Ganhei uma singer jx2030 igual a sua, mas eu realmente não consigo usa-la, não tem mais manual. Poderia por favor me ajudar com isso?

A.S. Club said...

Por favor, poderia me ajudar? Ganhei uma singer jx2030 igual a sua, mas eu realmente não consigo usa-la, não tem mais manual. Poderia por favor me ajudar com isso?

A.S. Club said...

Voce conseguiu o manual? Eu estou com o mesmo problema

Maria said...

Olá. Tenho uma JX 2030 e o ponto de baixo desde que comprei embola e faz montinhos, mandei 2 vzs na especializada e dizem que não tem nada. Passo a linha certo, leio manual, é limpa, ajusto conforme o tecido, sigo orientações de sites de costura, enfim, faço tudo certo, e nada. Já que você tem e gosta do modelo talvez pudesse me ajudar, saiba de algum detalhe ou conduta que passe despercebido por mim. Se puderes responder aqui pelo teu Blog estarei atenta. Tenho máquina e não uso, triste. Desde já agradeço.